quinta-feira, 16 de abril de 2009

Centro de Ciências e Tecnologias do Mar

Foi inaugurado em Leça da Palmeira, no antigo Edifício da Sanidade de Leixões, junto aos clubes náuticos o novo Centro de Ciências e Tecnologias do Mar.

O edifício, com três mil metros quadrados, vai acolher centros de investigação e desenvolvimento de empresas numa incubadora de empresas tecnológicas dedicadas às pesquisas marítimas, na qual já se instalaram cerca de 10 empresas.


O futuro Terminal de Cruzeiros terá um cais com 340 metros de comprimento, o que permitirá a acostagem de navios de cruzeiro até 300 metros, mais 50 metros do que o actual. Haverá ainda lugar para 170 embarcações no porto de recreio.


Prevê-se que no espaço de 10 anos sejam criados 1700 postos de trabalho, dos quais 95% terão formatura superior e 50% o grau de doutoramento.Este projecto trata-se de uma parceira entre APDL, Universidade do Porto e Câmara de Matosinhos.


Numa segunda fase do projecto, está prevista ainda a criação de um Parque Industrial nas imediações do Porto de Leixões, com o objectivo de albergar empresas ligadas à economia do mar. Uma nova residência universitária conclui o projecto, destina-se exclusivamente a investigadores e docentes que estejam a trabalhar no Parque de Ciência e Tecnologias do Mar e terá lugar no centro de Matosinhos.

O concurso para a construção do edifício do Terminal de Passageiros será lançado em Setembro. As obras marítimas deverão estar concluídas em Março de 2011 e o edifício do terminal em Dezembro do mesmo ano.

Afinal Matosinhos não pára....

1 comentário:

JOSÉ MODESTO disse...

Considero um bom projecto e uma mais valia para os Leceiros e Matosinhenses.

Saudações Marítimas
José Modesto