quarta-feira, 22 de abril de 2009

Circulação - a propósito de desabafo

A propósito de desabafo... moro em Leça da Palmeira desde que nasci e é com grande satisfação que vi Leça crescer. No entanto, todo o crescimento e desenvolvimento levaram a um congestionamento inacreditável das artérias de circulação.

Hoje é um verdadeiro caos circular em Leça da Palmeira...todas as manhãs e fins de tarde demoramos eternidades em filas de km para poder sair de Leça em direcção ao Porto, nem por uma ponte nem por outra e se por ventura algum popó bate noutro ... aí sim é que é. Voltar a casa, ir buscar os miúdos às escolas ou cumprir com actividades pós-laborais é uma tortura.

Ainda este domingo... demorei 20 min para subir a Avenida Fernando Aroso. Basta uma exposição na Exponor, um dia de sol, o IKEA e o Mar Shoping e estamos engarrafados, não se saí nem se entra de leça.

Está na altura de nos questionarmos, quais são as alternativas, que soluções podemos ter, por onde passam… autocarros... metro... novos acessos...melhor ordenamento...

Confesso que até as camionetas da Resende no estado degradado como se apresentam se afiguram uma solução alternativa para a circulação... afinal custa menos do que a gasolina gasta no para arranca.

Isto leva-me inevitávelmente a outros pensamentos como o estacionamento indiscriminado que ocorre na Fernando Aroso todos os dias, ajudando a congestionar o transito e originando magníficas gincanas... afinal nem a policia municipal com os seus novos efectivos, nem uma esquadra em leça ajudam a disciplinar os condutores menos civicos e mais desrespeitosos para com terceiros e a vida em sociedade.

Mesmo as situações como as descritas na notícia "Camiões não dão descanso nas ruas junto à Petrogal" no Jn a 21 Abril

Enfim... o desabafo era..
sinto todos os dias que algo deve ser feito no sentido de melhorar a circulação em Leça da Palmeira. O crescimento registado e o que se prevê, deve ser pensado de uma forma sustentada.

1 comentário:

JOSÉ MODESTO disse...

Subscrevo totalmente este artigo de Opinião, até porque sou morador na referida Avenida.
De facto os Leceiros estão privados de uma boa rede de transporte.

Saudações Marítimas
José Modesto