terça-feira, 26 de maio de 2009

Incentivo ao Investimento


Aprovada por unanimidade a aquisição de um terreno para a instalação de um Centro de Formação, que visa responder às necessidades de qualificação da população e das empresas instaladas no concelho.


O terreno onde será construído um Centro de Formação Profissional, com cerca de 17 mil metros quadrados, será depois cedido, a título gratuito, ao IEFP. Os encargos decorrentes da construção do edifício e equipamentos serão suportados pelo IEFP, que se tornará proprietário das novas instalações.


O novo Centro de Formação, com capacidade para mil formandos da Área Metropolitana do Porto, ficará situado em Perafita, junto às instalações dos CTT.


No entanto, a polémica instalou-se na aquisição de um terreno, que será posteriormente cedido à firma J.P. Sá Couto, sedeada em Perafita.

Uma proposta aprovada pela maioria e desta feita não por unanimidade. O terreno de 26 mil metros quadrados será cedido pela autarquia à J.P. Sá Couto por um período de 25 anos , ao fim do qual a J.P. Sá Couto terá a opção de compra do terreno. Em caso de incumprimento por parte da J.P. Sá Couto, o terreno reverte para a Câmara de Matosinhos.

Servirá para a implementação de uma nova unidade industrial, cujo investimento ronda os 11 milhões de euros e permitirá aumentar a produção para 250 mil computadores Magalhães/mês e criar cerca de 320 postos de trabalho efectivos.

A ver vamos onde vai estar o maior benefício se no investimento público ou se no privado !

2 comentários:

JOSÉ MODESTO disse...

Será sempre positivo a cedência de terrenos para o bem comum...neste caso organismos do Estado.
Relactivamente aos privados coloco sempre reticências...o nosso modelo empresarial é todo ele Importado...nada de mal, só que o modelo de gestão passa sempre pelos denominados: PATRÕES...quando os mesmos deveriam ser EMPRESÁRIOS no bom sentido da palavra e acção...
Pertinente e Objectivo esse vosso artigo.

Obs: Convido-vos a lêr as minhas crónicas de opinião no JM ás quintas feiras.

Saudações Marítimas
José Modesto

Alves disse...

Concordo com o Sr. José Modesto no que refere a estes incentivos e relativamente aos patrões, encontrei esta página numa das muitas pesquisas que faço pela internet, e acho notável que se cedam terrenos se for para o bem comum, e formação é sempre pouca no mundo em que vivemos.

Agora também me sinto um Leceiro, já era um Poveiro.

Além do mais o Sr. José usa um nome de si especial.

Cumprimentos,
Sérgio Admar Modesto