domingo, 26 de julho de 2009

Manifestos, Promessas, Reivindicações... Leça da Palmeira

Começam já a surgir vislumbres de manifestos eleitorais provenientes dos já apresentados candidatos à Junta de Freguesia de Leça da Palmeira

PSD/CDS-PP - Abel Soares, leceiro de 53 anos, “ Não sou político, nem o pretendo ser”;
CDU -João Avelino, 57 anos, deputado Assembleia Municipal de Matosinhos e membro da Assembleia Metropolitana do Porto
PS - Pedro Sousa, jurista, 27 anos de idade

Se já existirem mais, perdoem-me o desconhecimento, ficarei à espera de novidades acerca dos manifestos.

De entre algumas propostas, os candidatos prometem bater-se por:

Despoluição do Rio Leça
Há anos que ouso o mesmo e engraçado, vem sempre à baila nesta altura e depois esquecem-se do pobre Leça. Sinceramente, a esta altura deveria ser uma exigência. Mas afinal… o que se fez até agora e o que se pode fazer? Vamos concretizar?

Lar de Terceira Idade, Apoio domiciliário à terceira idade, Creche
Uma excelente batalha a ser travada todos são necessários, mas não nos esquecemos de que :

Existe já um Lar de Terceira Idade de Leça da Palmeira, no bairro da Bataria, destinado a doentes acamados inaugurado este ano. O edifício conta com cinco pisos e capacidade para 35 camas e o Serviço Domiciliário alberga perto de meia centena de utentes.

A abertura de candidaturas ao POPH – Programa Operacional de Potencial Humano 6.12, foi uma oportunidade para as instituições da Terceira Idade alargarem as respostas disponíveis para a população, bem como melhorarem a qualidade dos seus serviços.A Associação Mutualista Casa do Artista, candidata-se ao POPH para construção de um Centro de Dia (para 40 utentes), Serviço de Apoio Domiciliário (para 20 utentes) e Lar (para 60 utentes). Esta entidade não está, ainda, a intervir no Concelho de Matosinhos. Irá proceder à construção de edifício na freguesia de Leça da Palmeira em terreno cedido pela Câmara Municipal, avaliado em € 880.600,00.

Execução célere do Projecto da nova E.B.I. (substituindo actual EB 2.3); Requalificação/Ampliação da Escola da Praia;
http://www.cm-matosinhos.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=11228
Nem sei o que dizer sobre isto, não estaremos a exagerar por tanto querermos dizer. É uma batalha já ganha, vamos olhar em frente!

Requalificação Escola da Amorosa – Não foi esta escola contemplada com a requalificação no Programa de requalificação e ampliação do parque escolar da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, aprovado em 2007?
http://www.cm-matosinhos.pt/Download.aspx?file=Afp2f0aeiwfSgja1XP21LpHAs4jB+Izc/QHSGeXzrgxJBEFLzZDONH1qfikX+Ig7pzite56XobkNG/J460nhZg==&name=Programa%20de%20Requalifica%C3%A7%C3%A3o%20e%20Amplia%C3%A7%C3%A3o%20do%20Parque%20Escolar

Requalificação da Zona Histórica;
Já algo tem vindo a ser feito e o lobby para a concretização não é uma promessa é a obrigação do executivo da Freguesia,
http://sempreleca.blogspot.com/2009/05/reabilitacao-urbana.html

Pavilhão Desportivo;
É impressão minha ou já temos um e de alguma qualidade, uma obra de envergadura notável? Será que está a ser mal aproveitado, mal gerido? Quem souber que me elucide.

Acessos adequados a pessoas com deficiência
A cidadania começa aqui… comportamento gera comportamento.

Ligação directa da Petrogal à A28
MH, 22-08-2007 “Petrogal vai ter ligação directa à A28Foi um dos pedidos da Câmara Mu­nici­pal de Matosinhos que obteve luz verde por parte da Petrogal. A ad­ministração da empresa petrolífera comprometeu-se a “concluir a inser­ção urbana da refinaria, nomea­damente com a construção de uma ligação directa à auto-estrada A 28”. O objectivo é evitar que os camiões cisterna atravessem as localidades.”

Agosto de 2008 – “Propõe-se requalificar a Viela do Progresso com nova pavimentação e iluminação, para acesso pedonal da Rua do Progresso á Área de Equipamento.
Propõe-se criar ainda outro acesso á área do Plano através da Rua do Progresso com características de rua partilhada de peão e automóvel, para permitir o acesso ao Parque de Estacionamento proposto, e que também se destina a apoiar a área residencial da Rua do Progresso. Na zona sul do Plano está ainda dependente dos condicionalismos estudo da solução viária de ligação directa da A28 ás instalações da Refinaria do Norte, a entregar brevemente á Câmara pela Refinaria .”
http://www.cm-matosinhos.pt/files/50/documentos/20080916153259484579.pdf

JM, 31-12-2008 “Guilherme Pinto referiu, no entanto, que o compromisso da empresa petrolífera não está terminado. O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos lembrou a necessidade da construção de uma ligação directa da Petrogal à A28 e a requalificação da zona envolvente à Rua da Almeiriga.”

De facto, algo a reivindicar. Continuamos à espera e entretanto venha o congestionamento com os camiões cisterna a passar no meio da localidade, o barulho, os estacionamentos indevidos e os remendos no pavimento em função das crateras que este tipo de circulação provoca.


Atendendo ao que se reivindica nada se fez em Leça ou por Leça, o que também não é verdade. Vale a pena reflectir e provocar a população para que se pronuncie. O que realmente faz falta em Leça o que são prioridades?

De certeza muito mais, e outras coisas, coisas simples até, como por exemplo colocação de dispensadores para limpeza das necessidades dos cães na Marginal evitando a sujidade do relvado onde tantas crianças brincam.

Extensão da rede do Metro até Leça da Palmeira,
http://sempreleca.blogspot.com/2008/04/metro-em-lea-da-palmeira.html
http://sempreleca.blogspot.com/2008/05/metro-em-lea.html
Compreendemos os imperativos de planeamento de uma obra desta envergadura e da análise da sua rentabilidade, mas um ano e meio não será tempo demais para jogar a carta do estudo? Parece-me desculpa de mau pagador, perdoem-me a expressão.


Construção de uma esquadra para a PSP
Na verdade já era factor digno de satisfação da nossa parte que existisse policiamento mais eficaz nas ruas, em Leça da Palmeira. São factos a realçar e dignos de preocupação num território tão circunscrito como é a freguesia os assaltos, o vandalismo, rapto e o desgoverno no transito.
http://sempreleca.blogspot.com/2009/04/circulacao-proposito-de-desabafo.html

Piscina Coberta e Pousada da Juventude
Uma à muito uma promessa, a outra, uma ideia fresca e inovadora. Ambos os projectos que a freguesia deveria defender e reivindicar.

“Nada está feito enquanto resta alguma coisa para fazer” Rolland, Romain

1 comentário:

JOSÉ MODESTO disse...

Como sempre estarei (estaremos) atento ás promessas eleitorais.
Precisamos de uma Junta activa-dinâmica e sobretudo reivindicativa.

Saudações Marítimas
José Modesto